ENTRADA 1 (Auto)reflexão (31 de outubro de 2023)
Optei por criar o meu Diário de Bordo (DdB) na ferramenta de criação de websites “wix”. Esta irá proporciona-me um vasto conjunto de suportes pré-formatados e flexíveis para a criação de um sistema “clean” e bem estruturado.
A criação do Diário de Bordo (digital) no âmbito do Módulo Projeto de Média-Arte Digital, a partir do Seminário de Metodologia de Investigação e Produção Artística, será completado ao longo de todo o processo com anotações, rascunhos e qualquer ideia que possa vir a surgir para a criação de um artefacto de média-arte digital, bem como as descobertas e indagações que se possam erguer e os respetivos resultados e análises.
Do ponto de vista tradicional, para criar um DdB, apenas necessitamos de um caderno e um lápis. No entanto, parece-me um campo muito mais fértil a criação de um DdB em ambiente digital pela sua abundância de ferramentas disponíveis para proporcionar um registo criativo, seja ele através de texto, imagens, vídeos, gráficos ou sons.
Aqui observo um vasto conjunto de possibilidades para a prática de registo de um processo: investigar, criar, testar, errar e acertar. Tudo faz parte do processo de criação artística.
Ainda com ideias prematuras, gostaria que o meu PMAD se articulasse com a arte da performance, criando um artefacto híbrido. Talvez caminhe na direção da perfinst… O objetivo será incluir e excluir “camadas” durante o processo até ao ponto de entender se estou a criar uma “perf", performance com recurso à média arte digital, uma “inst”, instalação ou artefacto de média arte digital, ou uma perfinst, uma performance instalação de média arte digital. Julgo que aqui está o desafio.
Para já, o meu Diário de Bordo, para fins académicos, contará com um domínio gratuito: rmffruben.wixsite.com/diariodebordo
Para um melhor observação e usufruto deste diário de bordo, sugiro a todos os utilizadores o uso do computador em vez do telemóvel.