ENTRADA 3 Surgem Coisas (18 de novembro de 2023)
Nesta "sub-entrada", apresento algumas ideias que têm surgido ao longo das últimas duas semanas, depois da seleção dos dois projetos que mais me identifiquei que se encontram na Entrada 2.
As ideias têm surgido, essencialmente, ao fim do dia, no meu passeio diário com a Torta, a minha cadela, ao parque aqui ao lado de casa.
Após o percurso, chego a casa e passo para um papel um breve esboço do que me vai na cabeça.
As ideias a seguir estão apresentadas por ordem cronológica e à medida que tenho vindo a amadurecer as ideias, tenho percebido que algumas são muito desafiante, contudo fogem das minhas capacidades e do tempo disponível para as por em prática, como é o caso da ideia 3. Outras, até tenho capacidade de criar um bom projeto, no entanto não me dão “borboletas na barriga” e dessa forma o meu raciocínio tem-me levado até à ideia 4, aquela que mais me identifico, pois tem
pontos de encontro com a performance. O objetivo será criar um objeto híbrido, isto é Um artefacto de Média-Arte Digital com uma video-performance.
Há dias falei no no fórum do Módulo PMAD sobre os processo criativos e o processo do artista Pedro Santo é aquele que se assemelha ao meu e que aqui refiro: a ideias nasce de forma inexplicável e toma conta de nós e ficamos “obrigados" a trabalhar a partir essa ideia. A partir daí, há a relação com o material a utilizar e a trabalhar e o processo passa de emotivo para o racional e já está ligado ao conhecimento e à experiência. O último passo, é então a produção de significados na relação particular com a matéria.
Tudo aponta que caminharei em torno da ideia 4 como artefacto de Média-Arte Digital a apresentar no Retiro Doutoral de 2024.
Nota:
Tenho pena de não ter identificado os dias nos esboços para entender processo de evolução. No entanto, nos próximos desenhos e notas, faço questão de apontar as datas para ter uma maior abrangência cronológica neste processo de criação.
Ideia 1 A Janela de uma casa
Nota:
Proposta exequível após o Módulo de Realidade Aumentada (FATAC)
Características
Pequena caixa que simula uma sala de estar com uma janela transparente onde é possível, através de realidade aumentada, com dispositivo (telemóvel ou tablet) apontado, ver o alguma imagens refletida na parede da sala. Esta imagem deverá simular o reflexo do exterior da casa onde se passa alguma coisa.
Ideia 2 O Menú
Nota:
Proposta exequível, mas complexa (muitos elementos a trabalhar)
Características
Simular uma mesa de refeições onde surgem elementos de vídeos projetados num prato branco (comida) e englobar o artefacto como um produto num ato performativo, conceituando o desperdício alimentar.
Ideia 3 Caixote do Lixo
Nota:
Proposta com potencial, mas complexa. Surge n seguimento da Entrada 2, com inspiração na obra Lebensraum / Living Space
Características
A ideia seria criar um caixote do lixo que à medida que se colocava diversos objetos (lixo) num sistema de balança, as imagens representativas das alterações climáticas no seu interior iam aumentando de intensidade. No entanto, este projeto vai para além das minhas capacidades de programação e engenharia. Neste sentido, teria de recorrer a recursos humanos nas áreas para a sua execução.
Ideia 4 Quadro Vivo
Nota:
Proposta com potencial e complexa. No entanto relaciona-se com o processo investigativo que quero desenvolver no DMAD.
Características
Criação de um artefacto de Média-Arte Digital que engloba 2 ou 3 camadas de material (projetor, quadro/tela e TV). O objetivo será criar uma performance que passa na TV (videoarte) e é possível observar-la através das falhas (buracos) que a tela/quadro tem. Esta tela terá relevo que, possivelmente com a projeção de frente proporcionará um grande conjunto de imagens. No entanto, só após algumas experiências é que será possível perceber se faz sentido a inserção de todas estas camadas de significado.