top of page

ENTRADA 5 Relatório Intermédio Inspiração (28 de dezembro de 2023)

O cruzamento entre a tecnologia e a expressão artística, no meu entender, surge como uma forma única de transcender fronteiras e desafiar a perceção convencional. Neste vasto universo, a inspiração desempenha um papel crucial, alimentando a criatividade e impulsionando a inovação de projetos que se tornam verdadeiras manifestações do espírito humano.

Veiga (2019), indica que a inspiração pode não ser clara e pode precisar de tempo para se instituir, fortalecer e manifestar. Esta funciona como uma espécie de semente que aguarda as condições certas para crescer. Marcos (2012), na apresentação das fases de desenho da mensagem, aponta que a ideia/conceito se converte num conjunto de desenhos e esquiços como um ato de exploração que permitem ao artista visionar diferentes concretizações da sua ideia (p. 141). A minha principal inspiração é a obra Lebensraum, pela sua mensagem, pela interação com o público e pelo seu aspeto “clean”, através da sua forma geométrica, com materiais orgânicas e não orgânicos.

Partindo da noção de inspiração de Veiga (2019) e da fase de desenho da ideia de Marcos (2012), apresento a evolução da minha ideia que se foi transformando ao longo do tempo com a constante presença da autoconsciência da sua possível concretização, tendo em conta as minhas capacidades técnicas para a sua execução execução. 

A figura representa a evolução da ideia, com base na inspiração na obra Lebensraum, onde o meu artefacto de média-arte digital, eventualmente intitulado por Safe Zone, obedecerá às seguintes caraterísticas: i) composição – elementos orgânicos e não orgânicos; ii) ambiente - criará ambientes visuais e sonoros com uma performance gravada e projetada nas campânulas (como uma espécie de holograma); iii) interação – terá interação do público ouvindo através dos auscultadores (não durará mais de 3 minutos). 

Referências

Marcos, A. (2012). Instanciando mecanismos de a/r/tografia no processo de criação em arte digital/computacional. Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, (3), 138-145. 

 

Veiga, P. A. (2021). Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e dos diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digital. Rotura, (2), 16-24.

Veiga, P. A. (2019). A/r/cography: Art, Research and Communication. In Proceedings of ARTECH 2019, October 23–25, 2019, Braga, Portugal, 9 pages. 

Esboços

evolução desenhos.jpg

Safe Zone 

safe zone.jpg

Campânulas (vídeos da performance)

Ecrã

Plantas vivas

Proteção de acrílico

Caixa de madeira

bottom of page