ENTRADA 36 Filtragem (04 de maio de 2024)
EVOLUÇÃO DOS ESBOÇOS
ALTERAÇÃO DAS FASES ANTERIORES
Durante o processo criativo e de criação existiram várias alterações na forma, do artefacto. No entanto, a temática ambiental manteve-se: um dos primeiros esboços, como apresentado na imagem 1 é possível observar-se o interesse pelo desperdício alimentar. Posteriormente, comecei a querer falar das alterações climáticas no seu todo, como apresentado na imagem 2.
Mais tarde, desenvolveu-se o interesse em querer apresentar texturas na obra, como representado no esboço 3, bem como nas notas.
Nos desenhos 4, 5 e 6 começou-se a dar forma ao objeto físico e à forma de exibição da vídeo-performance através dos seus círculos que “quebram” o plano físico e dão visibilidade à componente digital.
Só mais tarde, na prototipagem e a iniciação à exploração de matérias, como apresentado nas imagens 7 e 8, foi possível chegar à conclusão da construção de uma espécie de piscina que abordaria temas sobre a seca relacionando com conceitos em torno do desperdício de água ligados ao turismo.
ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS
Foi na fase de construção do tapete de palha, que já vinha da ideia da piscina do esboço 8 que decidi experimentar uma nova textura utilizando sacos de plástico transparente e o resultado foi incrível, pois para além de parecer uma montanha de neve, o efeito da atuação da luz no plástico deu uma nova camada à componente digital do artefacto. Desta forma, e ainda antes de avançar para a estruturação da vídeo-performance, tornou-se objetivo falar das alterações climáticas em geral, de uma forma abstrata, provocando inúmeras sensações nos espetadores.