top of page

ENTRADA 12 Relatório Intermédio Intenção (02 de fevereiro de 2024)

Introdução

A proposta do meu artefacto de média-arte digital pretende destacar e sensibilizar o público para a problemática das alterações climáticas, sugerindo um objeto artístico híbrido na sua relação entre a performance, o vídeo e a instalação. Com este projeto pretendo transcender as fronteiras estéticas da performance, principalmente, mergulhando os espetadores numa experiência imersiva que não apenas inspira a ação e a mudança.

Intenção

O cenário atual das mudanças climáticas exige uma resposta coletiva e urgente. A arte digital, com sua capacidade única de conectar emoções e informações complexas, surge como um meio poderoso para “seduzir” o público. Com a minha proposta, tenciono abordar a problemática climática não apenas como um desafio, mas também como uma oportunidade para promover as potencialidades do “corpo digital” (performance) num ambiente concreto (dentro de uma caixa/objeto).

Esta obra está a compor-se com aspetos específicos que dizem respeito à performance, à videoarte e à instalação. O espetador será convidado a explorar este ecossistema, onde elementos visuais e sonoros convergem para transmitir narrativas envolventes sobre a problemática dos impactos ambientais atuais. A interatividade será crucial, permitindo que o público não apenas observe passivamente, mas que toque, observe e ouça todos os sistemas semióticos do objeto, podendo este também traçar a sua própria narrativa.

A narrativa abstrata da obra segue uma jornada desde os ecossistemas intocados até a pontos referentes a problemas ambientais. A composição será marcada por representações visuais e sonoros de eventos climáticos extremos. A obra irá enfatizar a importância da resiliência e da ação coletiva urgente na mudança de hábitos e atitudes.

O artefacto procurará provocar uma resposta emocional no espetador, conectando-o a elementos visuais dinâmicos e sons, cuidadosamente conjugados para criar uma experiência sensorial exclusiva. Pretendo que este artefacto não seja apenas uma obra, mas uma chamada de atenção. Ao explorar a problemática das alterações climáticas de maneira inovadora e interativa, o objeto procurará inspirar mudanças significativas na nossa perceção coletiva e no comprometimento com um futuro mais sustentável. 

Ao unir arte e consciência humana, espero catalisar um movimento que transcenda as fronteiras digitais e motive ações tangíveis em prol do nosso planeta sob forma de um protesto artivista. A Entrada “10 Intenção” é possível observar um exceto de uma notícia do Público onde indica que Portugal é o país da União Europeia onde as pessoas se sentem menos informadas sobre a qualidade do ar: 

https://rmffruben.wixsite.com/diariodebordo/10-intençao

Público onde indica que Portugal é o país da União Europeia onde as pessoas se sentem menos informadas sobre a qualidade do ar:

Também, nesta entrada, é possível perceber que a obra já tem um outro título, que ainda não se encontra fechado.

Conclusão

Este projeto abordará questões ambientais através de uma experiência artística interativa, combinando performance, videoarte e instalação. O conceito total destacará a urgência da mudança coletiva nos nossos hábitos. O contexto atual e como mencionando na notícia do Público, acrescenta relevância e urgência ao projeto, transformando-o numa chamada de atenção.

 

Referências

Barata, C. (2022, 24 de outubro). Portugal é o país da UE onde as pessoas se sentem menos informadas sobre a qualidade do ar. Público. https://www.publico.pt/2022/10/24/azul/noticia/portugal-pais-ue-onde-pessoas-sentem-menos-informadas-qualidade-ar-2025234

 

Veiga, P. A. (2021). Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e dos diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digital. Rotura, (2), 16-24. https://doi.org/10.34623/y2yd-0x57

Martins, A. (2020). Memórias em movimento: a criação de videoarte através do arquétipo antropológico e dos modelos a/r/tográfico e a/r/cográfico. Avanca Cinema Journal, (13), 20-27. https://publication.avanca.org/index.php/avancacinema/article/view/455 

bottom of page